Os antepassados do ser humano são chamados pelos cientistas de hominídeos. O mais antigo hominídeo - o Ardipithecus - viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de anos. Um tempo depois, surgiram outros hominídeos do gênero Australopithecus, cuja principal característica era andarem eretos. Depois há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estudada por meio de fósseis.
ESPÉCIE DE HOMINÍDEOS DO GÊNERO HOMO:
Homo habilis: cerca de 2,2 milhões de anos atrás
Homo erectus: cerca de 1,5 milhão de anos atrás
Homo sapiens Neanderthalensis: cerca de 200 mil anos atrás. Seus fósseis foram encontrados na região de Neander, na Alemanha.
Homo sapiens sapiens: surgiu há cerca de 100 mil anos.
Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens sapiens era também mais inteligente. Foi graças a sua inteligênciaque desenvolveu a fala, além de outras habilidades, como costurar, dedilhar, esculpir, desenhar, e conseguiu sobreviver.
O homem de Neanderthal, por exemplo, desapareceu há mais ou menos 40 mil anos, enquanto o Homo sapiens sapiens teria surgido há cerca de 100 mil anos. Por isso, a maneira exata como teria ocorrido a evolução continua sendo um mistério. Os cientistas ainda não conseguiram fazer a árvore genealógica completa da nossa espécie. Com base nas técnicas e nos materiais utilizados pelos nossos ancestrais, os cientistas dividem a chamada Pré-História em dois períodos: o Paleolítico e o Neolítico.
Por: Ana Beatriz - 6º ano A - Colégio Sábio Viver
muito obrigado
ResponderExcluir