quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Sertanismo de Contrato / Os jesuítas

O Sertanismo de Contrato 

Séculos XVII e XVIII, bandeirantes foram contratados por fazendeiros e autoridades para combater índios ou afrodescendentes rebelados contra a escravidão. Esse "negócio" entre bandeirantes e poderosos eram chamado sertanismo de contrato. Sertanismo de contrato foi a que destruiu o quilombos dos palmares 1694.

Os jesuítas 

Os jesuítas ergueram grande número de missões no interior do Brasil;maior parte localizava-se na Amazônia e na Região Sul(Missões portuguesas no nordeste e norte principalmente no norte, Missões espanholas na região Sul).

Na missões, indígenas trabalhavam e eram iniciados no Catolicismo, cultivavam cereais,frutas e erva-mate,extraíram vegetais da floresta;produziam tecidos,objetos de couro e esculturas etc.Desse produtos vários eram exportados para a Europa, com grande lucro.

Jesuítas combateram a escravidão indígena,1680, Padre Antônio Vieira, conseguiu que o rei de Portugal aprovasse uma lei proibindo a escravidão do índio.Essa lei provocou irritação e protesto dos colonos em várias partes do Brasil, especialmente no Estado do Grão-Pará e Maranhão

Estado do Grão-Pará e Maranhão:compreendia todas as terras situadas entre o Rio Grande do norte e o Pará

Por: Adeline Vieira - 8°ano A - Colégio Sábio Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário