segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Retomada 6°Ano - Bimestral - 3°Bimestre

FORMAÇÃO DO POVO GREGO
- 2.000 a.C. – Deslocamento – Clima e guerras por terras
- Miscigenação = jônios, dórios, eólios e aqueus
- Religião = Politeista - traços humanos, sentimentos e imortlidade

Origem segundo a mitologia
- Zeus cansou da maldade humana = inundação
- Deucalião e Pirra – Oráculo – Ossos = pedras
- Gregos descendem de Heleno filho e Deucalião
- Hélade = Grécia

Períodos da Grécia Antiga
Neolítico*
- Pré-Homérico – 2.000 a 1.200 a.C
- Homérico – 1.200 a 800 a.C.
- Arcaico – 800 a 510 a.C.
- Clássico – 510 a 338 a.C.
- Helenístico – 338 a 146 a.C. – Alexandre
Roma

Primórdios da civilização helênica

Civilização minoica / cretense / egeia
- Ilha de Creta
- Matriarcal – Divindade Grande Mãe
- Sacerdotisas, dançarinas, esportistas, damas da nobreza
- Ilha Mar Mediterrâneo
- Não havia rios para fertilizar o solo
- Comércio marítimo
- Artesãos = ouro, prata, bronze, cerâmica e tecidos, também pintura, escultura e arquitetura
- Escrita para controle do comércio
- Cidades bem planejadas = ruas calçadas, sarjetas, lojas de comércio e casas luxuosas
- Cidades – Cnossos, Faístos, Mália e Tilisso
- Monarquia instalada em Creta – Cnossos
- Chefes = Minos = civilização minoica
- Lenda do Minotauro = Opressão
- Labirinto = Palácio – Minotauro = Governante – Humanos sacrificados = Povo – Teseu = Liberdade

CIVILIZAÇÃO CRETO-MICENICA
- nome dado por conta do desenvolvimentos das civilizações de Creta e Micenas
- 1.400 a.C. aqueus invadiram Creta = agricultura, navegação e escrita
-1.200 a.C. dórios invadem a Grécia = primeira diáspora grega


História e arqueologia da Grécia
- arqueologia como fonte material de estudo
- Ilíada e Odisseia como fonte escrita de estudo = escritos por Homero
- Ilíada narra a Guerra de Tróia e Odisseia narra a volta de Ulisses para Ítaca

Período Homérico
- Inicia-se com a primeira diáspora grega = dórios
- Descrito em Ilíada e Odisseia
- comércio desapareceu = volta a vida no campo e organização em aldeias
- grande família = genos – líder dos genos = pater famílias = poder político e religioso
- dividiam-se todos os bens de produção e a propriedade era coletiva
- quem se recusasse a ajudar era expulso
- século IX a.C. – conflitos = áreas divididas
- 3 grupos sociais = grandes proprietários de terras, pequenos proprietários e camponeses sem terra
- segunda diáspora grega
- moeda, metalurgia do ferro e escrita

Período Arcaico
- produção excedente = troca de produtos = comércio + artesanato
- escravidão por dívidas
- Eupátridas = Elite proprietária de terras, eram considerados os únicos com direito a participação da politica.
- Frátias = União dos eupátridas para se protegerem
Tribos = Nome dado à união das frátias. Seu objetivo era a autoproteção.
- Pólis = Dezenas de tribos se uniram dando origem a muitos centros urbanos. Seus principais objetivos eram a segurança, pois se vivia uma época de constantes disputas territoriais, e reproduzir filhos legítimos de preferencia do sexo masculino

Expansão grega
- Causas; pobreza do solo, crescimento populacional e invasões dos dórios
- intensificação do comércio

PÓLIS GREGA; AUTONOMIA E RIVALIDADES
- cada uma pólis tinha suas próprias leis, escrita.
- Atenas e Esparta criaram moedas próprias

Cotidiano na pólis grega
- Ágora = Espécie de praça e parte mais movimentada na cidade = mercadores
- ginásio de esportes, teatro, templos =centro cívico
- Acrópole = Parte alta e fortificada da cidade que possuía o templo ao deus protetor.


ERA CLÁSSICA

Desenvolvimento cultural de Atenas e a democracia
- terras pouco férteis = pescadores e marinheiros
- governante = rei, chefe de guerra, juiz e sacerdote = subordinado ao Conselho de Nobres = oligarquia = governo de poucos
Pirâmide social
- Cidadãos ou Eupátridas = podem ter terras e participar da política
- Metecos = livres sem direito a propriedade da terra e a participação política
- Escravos = sem liberdade = presos de guerra ou endividados

DEMOCRACIA EM ATENAS
- revoltas por participação política e fim da escravidão
Legisladores
- + ou - 620a.C.- Dracon = primeiras leis escritas, leis severas-pena de morte-, privilégios dos Eupátridas mantidos
- + ou – 594a.C. – Sólon - aboliu escravidão por dívidas e participação política de acordo com a renda = censitário
- + ou – 530a.C. - Clístenes =, todos *cidadãos podiam votar, dividiu a Ática em três regiões = litoral, cidade e interior, demos = subdivisão da Ática = democracia = poder dos demos = democracia restritiva, criou o ostracismo = suspensão dos direitos políticos e expulsão da cidade por dez anos a quem ameaçar a democracia
*Cidadão = Homem livre, maior de 18 anos nascido em Atenas e com pais nascidos em Atenas

Educação ateniense
- objetivo formação intelectual = filosofia, atletismo, música e dança
- mulheres que pertenciam à elite eram vistas como seres inferiores ao homem, a quem cabia apenas ter e educar os filhos.
- alfabeto similar ao fenício, acrescentaram sete vogais
- leitura e escrita era privilégio dos escribas e eruditos
- Devido às preocupações também com o intelecto da pessoa, a cidade realizou diversas produções culturais, que influenciaram diversos povos ao longo da história. - Sua produção cultural influenciou várias civilizações ocidentais.

ESPARTA; SOCIEDADE DE GUERREIROS
- Península do Peloponeso = montanhas altas sem saída para o mar
- descendentes dos dórios = conquistou cidades vizinhas
- economia = agricultura baseada no trabalho escravo
Pirâmide social
- Esparciatas = Elite dominante = poderes políticos
- Periecos = Não tinham os mesmos direitos políticos = considerados estrangeiros
- Hilotas = escravos = descendentes dos antigos habitantes da região

Política em Esparta
- Diarquia = dois reis = funções militares e religiosas
Administração
- Gerúsia = Conselho de Anciãos + de 60 anos, 28 membros, decidiam leis e guerras
- Ápela = cidadãos + de 30 anos, assembleia, votar sem discutir o proposto pela Gerúsia
- Conselho de Éforos = 5 membros eleitos pela Ápela = comendavam reuniões da Gerúsia e da Ápela, poder de veto e supervisionar os reis

Educação espartana
- até aos sete anos os meninos viviam com a família, andando descalço e sem roupas para aprender a suportar o frio e criar calos nos pés
- aos sete anos vai para um abrigo militar
- adolescência = provas de coragem, habilidade física e astúcia
- kriptia = prova de degolar quantos hilotas conseguissem encontrar = controlar o crescimento da população dos hilotas
- aos vinte anos ingressavam no exército
- aos trinta podiam se casar e recebiam um lote de terra

- A mulher era vista como importante, sendo que também deveria praticar atividades físicas para ter filhos saudáveis, administravam o lar e podiam participar do comércio

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