domingo, 2 de fevereiro de 2014

Nós fazemos história

NÓS FAZEMOS HISTÓRIA – p. 88, 89 e 90

Suporte para as aulas do 6º ano azul – Colégio Novo Horizonte – Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos discutidos em sala de aula

A imagem que ilustra teu livro na página 88 é o Templo de Baco que fica na cidade de Balbek no Líbano, essa construção é dos anos 138 a 217 não se sabe ao certo, as pedras da construção pesam de 900 a 1.400 toneladas cada.


Olhar para monumentos como este nos remete a história, diz respeito não só as antigas civilizações, mas a nossa própria história.

Abra teu livro e vamos resolver os exercícios, na página 89 faça desenhos que mostrem a transformação das coisas com o passar do tempo, desenhe algo atual e depois desenhe o mesmo objeto no passado.

Na página 90 relacione as frases com as formas que a palavra história aparece

a)    “Conte-me essa história direitinho. O que aconteceu no recreio?”
b)    Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher presidente na história do Brasil .
c)    “Isso é história pra boi dormir.”
d)    “Papai, me conte uma história antes de dormir.”

(  )Desculpa, mentira
(  )Fato, acontecimento
(  )Conto, lenda
(  )Fato histórico

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Todos na mesma história

TODOS NA MESMA HISTÓRIA – p. 86 e 87

Suporte para as aulas do 6º ano azul – Colégio Novo Horizonte – Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos discutidos em sala de aula

A imagem que ilustra teu livro é a pirâmide de kukulcán, na cidade de Chichén Itza, é uma cidade arqueológica maia localizada no estado de Lucatã no México.



Você sabe onde fica o México? Quem foram os Maias?

PENSE

Como é feita a história?
O que leva a certos fatos do dia a dia de algumas pessoas virem parar nos livros e serem estudados?
Será que existe alguma regra para algo ser considerado histórico?
E o tempo? Porque contamos?
De que forma isso influencia nossas vidas?

São tantas perguntas? E a história nos ajudará a encontrar respostas.

Assista um vídeo sobre a origem da nossa língua. O português.


Ascensão da burguesia e Revolução Industrial - Centralização do poder real

ASCENSÃO DA BURGUESIA E REVOLUÇÃO FRANCESA – CENTRALIZAÇÃO DO PODER REAL – p. 82, 83 e 84

Suporte para as aulas do 8º ano azul – Colégio Novo Horizonte – Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos discutidos em sala de aula

Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.

Direito divino dos reis é uma doutrina política e religiosa europeia, baseando-se na crença de que o monarca tem o direito de reinar por vontade de Deus, e não devido a vontade de seus súbditos,parlamento, aristocracia ou qualquer outra autoridade. Esta doutrina tentava explorar a ideia que qualquer tentativa de depor o monarca ou restringir seus poderes seria contrária à vontade de Deus.

Clero na Igreja Ortodoxa é constituído por todos os ministros sagrados que receberam o sacramento da Ordem.

Nobreza representa uma classe social, era, tal como o clero e o povo, um dos três estados ou ordens que compunham a sociedade na Europa da idade média e idade moderna.

Camponês é o indivíduo que se dedica às atividades rurais, notadamente à produção em base familiar, muitas vezes em economia de subsistência, com autonomia total ou parcial na gestão da propriedade, sendo geralmente proprietário dos instrumentos de trabalho e detentor (em parte ou na totalidade) dos frutos do seu trabalho.

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas.


Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos onde havia a divisão social do trabalho e algumas máquinas que precisavam do homem. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.

Ascensão da burguesia e Revolução Industrial - Ponto de partida

ASCENSÃO DA BURGUESIA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - PONTO DE PARTIDA – p. 80 e 81

Suporte para as aulas do 8º ano azul – Colégio Novo Horizonte – Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos discutidos em sala de aula

Fotografia da obra “Os burgueses Calais” de Auguste Rodin (1888)


Guerra dos Cem Anos identifica uma série de conflitos armados, durante o século XIV e o século XV (1337 - 1453), envolvendo a França e a Inglaterra. Embora a guerra tenha durado 116 anos o tempo foi arredondado para 100. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro, ela foi a primeira grande guerra européia.

Parlamento é a assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo. Em muitos países, o parlamento é denominado Congresso (por exemplo, no Brasil), "Assembleia Nacional" (ou "Assembleia do Povo", como na China Comunista), Conselho, ou ainda Legislatura. Parlamentos geralmente desempenham três funções: legislar, representar e controlar.

Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.

Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789.


Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da Revolução Francesa (1789 d.C.).

Revoluções e novos ideais: vitórias da burguesia

REVOLUÇÕES E NOVOS IDEAIS: VITÓRIAS DA BURGUESIA – p. 78 e 79

Suporte para as aulas do 8º ano azul – Colégio Novo Horizonte – Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos discutidos em sala de aula

Burguesia é uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano. No mundo ocidental, desde o final do século XVIII, caracterizado por sua propriedade de capitais, e sua visão materialista do mundo. Na filosofia marxista, o termo "burguesia" denota a classe social que detém o meio de produção, e cuja sociais preocupações são o valor da propriedade e da preservação do capital, a fim de garantir a sua supremacia econômica na sociedade. Na contemporânea teoria social o termo burguesia denota a classe dominante das sociedades capitalistas.

Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.

Iluminismo foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700.

Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.

Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Degradação do mundo romano

DEGRADAÇÃO DO MUNDO ROMANO - A CAMINHO DO FIM - AS CRISES DO IMPÉRIO ROMANO - p. 82, 83, 84, 85 e 86 

Suporte para as aulas dos 7º anos - Colégio Novo Horizonte - Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos importantes conversados em sala

Divisão do Império romano

POVOS GERMÂNICOS ou Germanos são um grupo etno-linguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.

BÁRBARO é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. A palavra é frequentemente utilizada para se referir a um membro de uma determinada nação ou grupo étnico, geralmente uma sociedade tribal, vista por integrantes de uma civilização urbana como inferiores, ou admirados como nobres selvagens. De maneira idiomática ou figurativa, o termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensível.

ISLàé uma religião abraâmicamonoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá, em árabeالل;transl.: Allāh), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada suna, parte do hadith) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.


BÁRBAROS

O IMPÉRIO ROMANO

Da monarquia à república - Mudanças no Brasil

DA MONARQUIA A REPÚBLICA 
PERÍODO DE TRANSIÇÃO - MUDANÇAS NO BRASIL

Suporte para as aulas dos 9º anos - Colégio Novo Horizonte - Sistema de Ensino Dom Bosco.

Aspectos importantes conversados em sala

MONARQUIA é uma forma de governo em que o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regimehereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome demonarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

REPÚBLICA (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições: um número razoável de pessoas (multitudo); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso dodireito (consensus iuris). Nasce das três forças reunidas, entre, uma mistura da libertas do povo, da auctoritas do Senado e da potestas dos magistrados, . Assim, os soberanos nos oferecem o amor paternal; os grandes, o sábio conselho; o povo, aliberdade

IMPERIALISMO é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.

SOCIALISMO refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação . Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.

NACIONALISMO é uma teseideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

REGIME CZARISTA Foi o regime político comandado por czares, sendo assim, específico da Rússia, mais propriamente até a Primeira Guerra Mundial.


CLIQUE AQUI para ter acesso ao vídeo explicativo preparado pelo canal da Uol dedicado a educação.

Abaixo as obras que há na apostila.



CALIXTO, Benedito. Proclamação da República. 1893. Óleo sobre tela, color., 123,5 x 198,5 cm, Prefeitura Municipal de São Paulo

BRUNO, Pedro Paulo. A Pátria. 1919. Óleo sobre tela, color,. 190 x 278 cm. Museu da República, Rio de Janeiro.

Anúncio publicado no jornal de Campinas na década de 1850