quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Degradação do mundo romano

DEGRADAÇÃO DO MUNDO ROMANO - A CAMINHO DO FIM - AS CRISES DO IMPÉRIO ROMANO - p. 82, 83, 84, 85 e 86 

Suporte para as aulas dos 7º anos - Colégio Novo Horizonte - Sistema de Ensino: Dom Bosco.

Aspectos importantes conversados em sala

Divisão do Império romano

POVOS GERMÂNICOS ou Germanos são um grupo etno-linguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.

BÁRBARO é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. A palavra é frequentemente utilizada para se referir a um membro de uma determinada nação ou grupo étnico, geralmente uma sociedade tribal, vista por integrantes de uma civilização urbana como inferiores, ou admirados como nobres selvagens. De maneira idiomática ou figurativa, o termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensível.

ISLàé uma religião abraâmicamonoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus (Alá, em árabeالل;transl.: Allāh), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada suna, parte do hadith) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.


BÁRBAROS

O IMPÉRIO ROMANO

Da monarquia à república - Mudanças no Brasil

DA MONARQUIA A REPÚBLICA 
PERÍODO DE TRANSIÇÃO - MUDANÇAS NO BRASIL

Suporte para as aulas dos 9º anos - Colégio Novo Horizonte - Sistema de Ensino Dom Bosco.

Aspectos importantes conversados em sala

MONARQUIA é uma forma de governo em que o chefe de Estado se mantém no cargo até à sua morte ou à sua abdicação, sendo normalmente um regimehereditário. O chefe de Estado dessa forma de governação recebe o nome demonarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe do governo. A ele, o ofício real de governo, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.

REPÚBLICA (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições: um número razoável de pessoas (multitudo); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso dodireito (consensus iuris). Nasce das três forças reunidas, entre, uma mistura da libertas do povo, da auctoritas do Senado e da potestas dos magistrados, . Assim, os soberanos nos oferecem o amor paternal; os grandes, o sábio conselho; o povo, aliberdade

IMPERIALISMO é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.

SOCIALISMO refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação . Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.

NACIONALISMO é uma teseideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

REGIME CZARISTA Foi o regime político comandado por czares, sendo assim, específico da Rússia, mais propriamente até a Primeira Guerra Mundial.


CLIQUE AQUI para ter acesso ao vídeo explicativo preparado pelo canal da Uol dedicado a educação.

Abaixo as obras que há na apostila.



CALIXTO, Benedito. Proclamação da República. 1893. Óleo sobre tela, color., 123,5 x 198,5 cm, Prefeitura Municipal de São Paulo

BRUNO, Pedro Paulo. A Pátria. 1919. Óleo sobre tela, color,. 190 x 278 cm. Museu da República, Rio de Janeiro.

Anúncio publicado no jornal de Campinas na década de 1850



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Convocatória de Arte Postal


III Encontro da ABREM Centro-Oeste & I Seminário Internacional de História Medieval


XIV Encontro Regional de História - Universidade Estadual do Paraná


A Seção Estadual do Paraná da Associação Nacional de História – ANPUH/PR, realizará o XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, de 07 a 10 de outubro de 2014, na Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão/PR.

O Encontro terá como tema central: 1964-2014: 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a nossa história recente edivulgar a contribuição da historiografia brasileira para a compreensão desse período histórico, que configura tema candente no cenário público atual.

O evento é voltado para os pesquisadores da área de história, professores universitários, professores da educação básica, alunos de pós-graduação e de graduação.

Na programação está prevista a realização de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos para apresentação de trabalhos e minicursos, além de atividades artístico-culturais.

Alunos de graduação poderão inscrever trabalhos nos simpósios sobre Iniciação Científica e sobre o PIBID.

Para a proposição de Simpósios Temáticos e Minicursos, os proponentes deverão ser sócios adimplentes da Anpuh.



Site do evento:

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

exposição virtual: “Charge, Caricatura e Política – 1930 a 1937”


Visite a exposição virtual: “Charge, Caricatura e Política – 1930 a 1937”.
O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) apresenta a exposição virtual “Charge, Carica¬tura e Política – 1930 a 1937”. A exposição aborda as lutas políticas na implantação da República, Revolução de 1930, Revolução Constitucionalista de 1932, governos autoritários, o Estado Novo e o regime militar pós-64.
Dividida em cinco ambientes, a exposição faz um panorama da história política e de questões sociais do período com o material de dois jornais em circulação no período: “A Platéa” e “Folha da Noite”.

Acesse:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_charges/index.php

Imagem: Charge (A Platéa/nov.1930) – Alusão ao êxito da revolução de 1930, que colocou Getúlio Vargas no comando do país

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Semana da História UFPEL de 20 A 24 de janeiro

 

Pra quem ta ai em pelotas, segue a programação da semana da história da UFPEL.

95 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht


"Aqui jaz,
Rosa Luxemburgo,
judia da Polônia,
vanguarda dos operários alemães,
morta por ordem dos opressores.
Oprimidos,
enterrai vossas desavenças!

Bertold Brecht"


Hoje, completam-se 95 anos do assassinato da revolucionária Rosa Luxemburgo, e também de seu companheiro de partido Karl Liebknecht.

Rosa ficou conhecida por sua força e militância, mas também, por sua grandiosa contribuição como economista e filósofa. Entre sua obra, estão "Reforma ou Revolução" e "Acumulação do capital". Ao longo de sua vida, travou polêmicas importantes com seus amigos Lênin e Trotsky, mas nunca deixou de lutar. Morreu pela revolução alemã e mundial.

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres"

"Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir. Mas nós conseguiremos, jovens amigos, não é verdade?"

Rosa Luxemburgo, presente!

1964: 50 anos depois - Curso UFRJ


Programa de Pós-Graduação em História Social - UFRJ está oferecendo a toda a comunidade acadêmica a disciplina "1964: 50 anos depois". Possibilidade ímpar para discutir este importante acontecimento da história brasileira. Compartilhe a informação e participe das aulas. Para conferir datas, professores e tema das aulas, acesse: http://goo.gl/KJCs7s. Horário das aulas: 14h até 17h.

download gratuito o livro “Direito à Memória e à Verdade - Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”


Está disponível para download gratuito o livro “Direito à Memória e à Verdade - Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”, publicado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

DOWNLOAD AQUI

50 anos depois - Golpe Militar


Acontece hoje a entrevista com o historiador Carlos Fico (PPGHIS/UFRJ) sobre os 50 anos do Golpe de 1964. Não perca. As informações estão no flyer.

Inscreva-se desde já no Café História TV para acompanhar os vídeos: 
https://www.youtube.com/cafehistoriatv.
E faça desde já a sua pergunta:
http://goo.gl/CR2Avt.

ASSISTA AQUI