quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Atividades do 6º Ano para o segundo trimestre

1 - Sobre os povos da Mesopotâmia, não é possível afirmar que:

a) apesar de ter havido a predominância de um povo em determinado momento, grande parte dos povos que ocuparam a região conviveu mutuamente durante um longo período.
b) os babilônicos instituíram o primeiro império na região, formando um Estado unificado, e, sob o comando de Hamurabi, estabeleceram o primeiro código de leis escritas.
c) as sociedades mesopotâmicas estavam divididas em camadas sociais, com reis, chefes militares e sacerdotes ocupando os postos mais elevados e trabalhadores, os postos mais baixos.
d) apesar de diferentes povos se sucederem no domínio da região, podemos observar a permanência de aspectos culturais e político-administrativos.
e) todos os povos compartilhavam o mesmo sistema de escrita, criado para relatar os grandes feitos dos reis e escrever poemas épicos e heroicos.

2 - Analise as sentenças abaixo sobre os assírios e, em seguida, assinale (C) quando a alternativa estiver correta e (E) quando estiver errada.

(  ) Os assírios formaram um dos impérios mais extensos que abrangia a Síria, a Fenícia, a Palestina e o Egito.
(  ) Os assírios ficaram conhecidos pela maneira generosa com que tratavam os povos vencidos.
(  ) Os assírios desenvolveram armas eficientes de guerra e justificavam que a guerra e a escravização dos povos era para contentar Assur, seu principal deus.
(  ) O império Assírio durou pouco tempo em virtude das revoltas dos povos conquistados.
(   ) Os assírios tratavam os povos vencidos com crueldade, com o objetivo de desencorajá-los a resistir.

3 - Com base em leituras e estudos já realizados, a Antiga Mesopotâmia corresponde a que país da atualidade?


4 - No Egito antigo, os escribas ocupavam postos elevados na hierarquia social. Qual era o papel da escrita na sociedade egípcia?

5 - Leia o texto com atenção e em seguida responda ao que se pede:

O Abecê da escrita

[....]
A escrita é [...] uma invenção decisiva para a história da humanidade. Ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. Um meio durável e privilegiado de comunicação entre as pessoas. Por meio de registros escritos há milhares de anos, ficamos sabendo como era a vida e a organização social de povos que viveram muito antes de nós. A invenção não surgiu por acaso, mas como consequência das mudanças profundas nas sociedades durante o período do surgimento das primeiras cidades.
[...]
Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3.300 anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a "caneta" daquele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica. Com ela, não era preciso ser um grande desenhista para compor todos os caracteres.
[....]
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7>. Acesso em: 05 de novembro de 2013.

a)    Qual o assunto do texto?

b)    Grife o trecho do texto que comprova a importância da escrita na história da humanidade.

c)    De acordo com o texto, em que região foram encontrados os registros mais antigos de escrita?

d) Qual a origem do termo cuneiforme?

6 - Sobre a formação do Império Egípcio, assinale (C) para as sentenças corretas e (E) para as incorretas.

(  ) A formação dos nomos está relacionada ao estabelecimento de alianças e a
luta por terras férteis.
( ) Os administradores dos nomos eram chamados de faraós.
(  ) A disputa entre os nomos levou a formação de dois reinos: Alto Egito e
Baixo Egito.
(   ) Menés foi responsável pela unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito e tornou-se o primeiro faraó.
(    ) A primeira capital do Império Egípcio foi o Cairo.

- Leia o texto a seguir sobre a Núbia e sua relação com o Egito e responda as questões 7,  8 e 9

Herança egípcia

[...] Estabelecido por volta de 2500 a.C., o império de Kush era reconhecido pelo antigo Egito e pelos textos bíblicos. [...]

Por quase um século, os kushitas governaram seu vizinho do norte, o Egito. Conhecidos também como “faraós negros”, os soberanos da Núbia contribuíram muito para a civilização egípcia. Arqueólogos encontraram evidências de que os faraós de Kush, que representam a 25ª dinastia no poder do Egito, mandaram construir e restaurar muitos monumentos dos dois reinos. Algumas representações, principalmente as dos faraós, mostram novas formas originadas da mistura da cultura dos dois povos.

7. O Egito dominou e influenciou o Reinado de Kush. Com base no texto é possível dizer que o país também foi dominado e influenciado por ele? Exemplifique.


8. Quem eram os faraós da 25ª dinastia reinante no Egito?

9. O que a arqueologia informa sobre o reinado dos faraós negros?

10. Qual é o nome do importante rio da região do Saara que possibilitou, ao norte, o surgimento de importantes rotas comerciais no mar Mediterrâneo no IV milênio a.C.?

a) Rio da Babilônia.
b) Rio do Faraó.
c) Rio Nilo.
d) Rio do Saara.
e) Rio do Norte.

11. Quais eram as regiões ligadas pelo rio Nilo que constituíam um importante vale que favoreceu o florescimento e o desenvolvimento de um grande império de quase cinco mil anos?

a) Região da Núbia e do Mediterrâneo.
b) Região do Nilo e do Báltico.
c) Região do Tigre e do Eufrates.
d) Região do Egito e da Núbia.
e) Região do Atlântico com o Mediterrâneo.

- Dentro das características do Reino Kush estudados dois aspectos que são bem diferentes dos costumes dos demais reinos foram apresentados, a forma como escolhiam seus reis e a relação da mulher na política. Com base em seu conhecimento explique as questões 12 e 13.

12. A escolha do rei.

13. Candace, a mulher política.

14. Analise as sentenças abaixo, que tratam de economia e da sociedade cuxita, e assinale (C) para a sentenças corretas e (e) para as erradas.

(   ) Durante o período em que a capital dos cuxitas era Napata a principal atividade econômica era o comércio.
(   ) Para retirar a água do Nilo, os cuxitas desenvolveram um dispositivo movido por animais conhecido como Saqia.
(  ) O solo cuxita era rico em metais como ouro, ferro e pedras preciosas, como o rubi.
(   ) apesar de Kush ser rico em ouro e pedras preciosas, seu artesanato era pouco desenvolvido.
(   ) Os cuxitas não mantiveram relações comerciais com outras regiões.

15. As pirâmides da região de Gizé são importantes obras de arquitetura e de engenharia do Mundo Antigo. Milhares de pessoas, materiais e recursos foram aplicados na construção dessas maravilhas humanas. Em qual país essas gigantescas e faraônicas realizações do Mundo Antigo se localizam?

a) Eritreia.
b) Sudão.
c) Grécia.
d) Egito.
e) Somália.


16. Assinale a alternativa que apresenta afirmações incorretas sobre algumas das sociedades africanas antigas:

a) Os egípcios desenvolveram sua sociedade às margens do rio Nilo, sendo grandes construtores. Desenvolveram um sistema de escrita utilizado, principalmente, para fins religiosos e para o controle da produção. Na sociedade, dividida em camadas sociais, o faraó e sua família ocupavam as camadas mais elevadas, e os artesãos, os camponeses e os escravos, a camada mais baixa.
b) Os cuxitas mantiveram intensa relação comercial com os egípcios e foram fortemente influenciados por esse povo. Destaca-se entre os cuxitas o papel das mulheres no cenário político.
c) O reino de Axum era uma grande potência comercial, exportando trigo, cevada e marfim e importando grande quantidade de vidro, tecido e metal.
d) Todos os povos da África Antiga possuíam as mesmas características, compartilhando os mesmos traços culturais, políticos e econômicos. Desenvolveram uma arquitetura rudimentar, e a religião ocupava um papel secundário nas sociedades.
e) Em muitas sociedades africanas antigas, era comum o trabalho de fundição de metais. Em algumas delas, o uso do metal para a produção de instrumentos de trabalho e de guerra se deu a partir de invasões de povos do Oriente Médio, mas muitas desenvolveram a metalurgia de forma independente.

- O período pré-histórico teve fim com a invenção da escrita. A partir desse momento, que não foi igual para todos os povos, em várias partes do planeta grupos de pessoas começaram a se juntar, dando início às primeiras cidades e, consequentemente, às primeiras civilizações. A região em que surgiram algumas das primeiras civilizações ganhou o nome de Crescente Fértil.
O Crescente Fértil foi um lugar em forma de Lua crescente no qual se desenvolveram algumas das mais importantes civilizações da Antiguidade.

17. Indique quais eram os três lugares que faziam parte do Crescente Fértil.

18. Uma característica comum a dois dos lugares que formavam o Crescente Fértil era a existência de grandes rios que sofriam um processo de cheias anuais e fertilizavam o solo. Escreva o nome de cada lugar que possuía rio em que acontecia o processo de cheias localizado no Crescente Fértil e, ao lado, escreva o nome do(s) rio(s) que banhava(m) a região.

- Em diversas regiões do Brasil, quando chove muito as pessoas não ficam felizes como acontecia nas civilizações existentes no Crescente Fértil. Atualmente, mesmo nas grandes cidades, as pessoas têm muito medo das chuvas e das possíveis cheias dos rios.

19. Explique por que as chuvas e cheias dos rios provocam essa reação nas pessoas na atualidade, apresentando dois argumentos em sua resposta.

20. Os habitantes do Egito antigo e da Mesopotâmia esperavam ansiosamente pelas enchentes dos rios. Ao contrário de hoje em dia, o medo deles era de que as enchentes não ocorressem. Justifique por que esses povos esperavam que houvesse as cheias dos rios.

21. Assinale a única resposta correta de cada questão a seguir sobre a religião dos mesopotâmicos é correto afirmar que:

(       )  eram monoteístas e seu deus tinha a forma de homem e de animal.
     )  eram politeístas e não acreditavam na vida após a morte.
(       )  eram monoteístas e seu deus tinha a forma humana.
(       )  não tinham deuses.
(       )  eram politeístas e seus deuses tinham a forma de animais.



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